Projeto de aprendizagem

PROJETO DE APRENDIZAGEM

Acadêmicos: ADRIANA SILVEIRA, FERNANDO LUIZ
Disciplina: INFORMÁTICA E MULTIMEIOS NA EDUCAÇÃO
Professora: ANA MARGO MANTOVANI
Semestre/Ano: 01/2015


Temática: Implantação de limites dentro da sala de aula através de técnicas comportamentais e da discussão sobre o tema.


Problematização: 

Se tornou comum hoje tomar conhecimento de histórias na qual alunos agridem e ameaçam os professores dentro das salas de aula da educação básica (alunos de 06 à 14 anos). Nos deparamos com uma realidade permeada pela indisciplina e falta de limites dos alunos, o professor se vê como alvo da afronta e agressividade dos educandos. Em uma sociedade onde os pais perdem cada vez mais o sentido de seus papéis frente a educação dos filhos, cabe, em muitos momentos, ao professor a função de educar. Assim acaba por auxiliar o aluno a experênciar as consequências e as responsabilidades envolvidas em seus atos.

Certezas provisórias:

Existência da falta de limites dentro da sala de aula;
Dificuldades do professor em manejar o aluno que não cumpre as normas e regras dentro da escola;
A escola e o professor possuem dificuldades em discutir com os pais medidas educativas quanto a sua indisciplina;
A agressividade pode se tornar um problema nas relações aluno-aluno e aluno-professor;
A escola acaba colocando os limites que os pais não dão em casa;

Dúvidas temporárias:
As intervenções realizadas em parceria entre professor e pais podem trazer uma redução da indisciplina dos alunos?
Até que ponto o professor pode impor limites de forma que ocorra aprovação da família?
O professor possui um suporte da instituição de ensino para impor os devidos limites?
Existe um diálogo sobre os limites e regras impostas pelo professor com os alunos? Até que ponto o professor pode negociar? Quais seriam as possíveis consequências disso?  


Sistematização:

Apresentar ao professor técnicas comportamentais que promovam o repeito, o limite e a disciplina, tais como: Placas de regras; Reforço positivo (Incentivo as condutas assertivas em relação as regras.); Reforço da autoestima do aluno; Cantinho do pensamento (Reforço negativo); Aplicação de rotina em sala de aula. Visando uma relação mais harmoniosa e um ambiente mais propício a aprendizagem;
Auxiliar o professor a realizar um levantamento das situações conflituosas e analisar quais as dificuldades enfrentadas por ele dentro das salas de aula em relação à implantação de limites e da disciplina;

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